A aparição planejada causou críticas nas últimas semanas. O vocalista da banda Pantera, Phil Anselmo, havia causado um escândalo em 2016 quando fez a saudação de Hitler no palco do festival “Dimebash” em homenagem ao guitarrista do Pantera, Dimebag Darrell, e proclamou o slogan “White Power”.
Após críticas pesadas, a banda não deve tocar nos festivais de música “Rock im Park” e Rock am Ring. A banda Pantera não se apresentará como anunciado no Rock im Park e no Rock am Ring 2023″, disseram os organizadores no Twitter em comunicados idênticos.
Após intensas discussões com artistas, parceiros e fãs do festival, foi decidido retirar a banda do line-up. Também no anúncio dos line-ups nas homepages dos festivais gêmeos em Nuremberg e em Nürburgring, no Eifel, no início de junho, o grupo estava removido.
O anúncio causou críticas nas últimas semanas. O vocalista da banda Pantera, Phil Anselmo, havia causado um escândalo em 2016 quando mostrou a saudação de Hitler no palco do festival “Dimebash” em homenagem ao guitarrista do Pantera, Dimebag Darrell, e proclamou o slogan “White Power”.
Um vídeo da apresentação circulou no YouTube e trouxe a Anselmo acusações de racismo. Ele inicialmente se defendeu dizendo que eles haviam bebido muito vinho branco nos bastidores. Mais tarde, no entanto, ele pediu desculpas. lhe doeu “que as pessoas levassem meu comportamento ao pé da letra”, disse ele à Metal Hammer em 2018.
O organizador do festival “Rock im Park”, Argo Konzerte GmbH de Würzburg, planejava deixar a banda se apresentar no início de janeiro. O festival representa “diversidade, tolerância, igualdade e contra qualquer forma de discriminação”, disse em um post no Instagram ao lado de um pictograma no qual uma suástica é jogada no lixo.
Sabendo do evento de 2016, a conversa com a direção do Pantera foi procurada numa fase inicial, tendo sido credível assegurado “que o comportamento de Phil Anselmo em 2016 em nada reflete as opiniões da banda e que lamenta sincera e profundamente a sua aparição”. Phil Anselmo pediu desculpas publicamente várias vezes por seu comportamento e declarações. “Decidimos então dar uma chance à banda Pantera”, continuou.
Agora, no entanto, os organizadores mudaram de ideia – provavelmente também por causa da pressão pública.