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Como a balada de poder sincera de James Hetfield, Nothing Else Matters, levou o Metallica ao sucesso mainstream

Os fãs casuais do Metallica podem ter ficado confusos quando a banda lançou Nothing Else Matters em 1991. Uma balada sensível que o vocalista James Hetfield havia escrito sobre a falta de sua então namorada Kristen Martinez durante a turnê, a canção estava longe das imagens de “war’n’lightning” que haviam dominado a última década do Metallica. Mas para os fãs que estavam prestando atenção, a música foi o próximo passo lógico na progressão da banda.

O Metallica vinha tecendo melodias e ganchos brutais em sua marca de thrash desde 1984, quando eles tinham a ousadia de incluir violão na introdução de Fight Fire With Fire, e lançar Fade To Black – a coisa mais próxima de uma balada que qualquer banda de thrash tinha lançado naquele momento. Naturalmente, os fãs de thrash os odiavam por isso.

“Houve uma reação estranha à Fade To Black e à variedade de [Ride The Lightning]”, disse o baterista Lars Ulrich à Rolling Stone em 2014. “Isso nos surpreendeu um pouco. As pessoas começaram a nos chamar de vendidos e todo esse tipo de coisa. Algumas pessoas ficaram um pouco confusas com o fato de que havia uma música que tinha violão.”

A banda chegou pela primeira vez ao mainstream quando 1988

… And Justice For All alcançou o top 10 nas paradas internacionais, enquanto seu terceiro single One – outra balada – explodiu na MTV e finalmente entregou a banda o Grammy inaugural de Melhor Performance de Metal. Tal sucesso não veio sem suas desvantagens, no entanto, como a banda caiu de cabeça em todos os clichês egocentrista de estrela do rock dos anos 80, de hábitos emergentes de cocaína às quantidades absurdas de álcool que eles consumiriam que os foram apelidados de “Alcoholica”.

Foi em um de seus passeios hedonistas ao redor do mundo que James Hetfield escreveria a letra de Nothing Else Matters. Onde as baladas anteriores da banda tinham sido escritas sobre os horrores da guerra , os amplificadores da banda sendo roubados (ou pelo menos, os sentimentos de desespero que resultaram), Nothing Else Matters foi um momento sincero para Hetfield como compositor.

“No começo eu nem queria tocar para os caras”, admitiu ele à Revista Mojo em 2008. “Eu pensei que o Metallica só poderia ser nós quatro. São músicas sobre destruir coisas, bater a cabeça, sangrar para a multidão, seja lá o que for, desde que não fosse sobre garotas e carros velozes, mesmo que fosse isso que gostamos. A música era sobre uma namorada na época. Acabou sendo uma música muito grande.

Reservas iniciais à parte, Nothing Else Matters foi uma das quatro canções que a banda trabalhou para seu autointitulado quinto disco de 13 de agosto de 1990. Com o benefício da retrospectiva – e do YouTube – a versão inicial possuía a característica de profundidade emocional e fragilidade, mas também não tinha o senso de enormidade que acabaria por transformá-la em um hino cheio de estádios.

Por isso, eles puderam agradecer ao produtor Bob Rock, recém-chegado da produção do Dr. Feelgood, do Mötley Crüe, que tinha algumas ideias sobre como eles poderiam expandir seu som, sugerindo que eles adicionassem um componente orquestral à canção para um toque extra de grandiosidade. Com o compositor Michael Kamen cuidando dos arranjos orquestrais, Nothing Else Matters era agora uma balada de poder agitada e potente com imensa profundidade emocional.

A banda nem sempre se davam bem com Bob durante as sessões de gravação do Black Album, mas ninguém podia discutir com os resultados quando foi lançado em 12 de agosto de 1991. 5.000.000 cópias do “Metallica” foram vendidas nos EUA apenas no primeiro ano.

O disco passou quatro semanas consecutivas no topo da Billboard 200, enquanto a banda se tornou um fenômeno.

“Realmente mudou algo culturalmente”, disse Bob a Reverb em 2017. “Todo mundo era dono desse álbum. Os dentistas adoraram o Black Album! Houve uma transição musical quando o álbum saiu e mudou a rádio, porque aquele som pesado estava agora nas rádios[…] Acho que não fiz um disco que já tivesse feito isso antes. Tenho muito orgulhoso disso.

Quando Nothing Else Matters saiu como o terceiro single do Black Album em 20 de abril de 1992, a indústria musical estava se saboreando da balada poderosa. Quando o disco saiu, uma balada de poder estava quase garantida no topo das paradas – Bryan Adams’ (Everything I Do) I Do it For You – passou 16 semanas no topo da parada de singles do Reino Unido – mas o enorme sucesso de Smells Like Teen Spirit juntamente com um alt-rock e grunge explosão mais significava que as baladas de poder eram de repente muito, muito coisa do passado. Como a NME disse na época, “Enter Sandman chuta bundas! Triste, mas verdade chuta a bunda de Deus! Nothing Else Matters é… baladaça! E é o novo single deles. Agora, eu gosto do Metallica, mas eu odeio baladas de metal, não é?”

Paus e pedras não podiam esperar machucar o gigante que o Metallica tinha se tornado, no entanto a proibição de seu videoclipe na MTV durante o dia (graças a alguns pôsteres picantes vistos no fundo das filmagens do estúdio do vídeo). Embora não tenha tido tanto sucesso quanto o single Enter SandmanNothing… ainda superou seu antecessor The Unforgiven ao chegar ao #34 na Billboard Hot 100, #6 no Reino Unido e até mesmo no 1º lugar na terra natal de Lars na Dinamarca.

Nothing Else Matters forneceu posteriormente o crescimento emocional para muitos um show do Metallica – tornando ainda mais surpreendente que ele não viu sua estreia ao vivo até que a banda tocou no Riverfront Coliseum em Cincinnati em 2 de março de 1992. Como uma música tão grande não poderia entrar no set? Porque o guitarrista Kirk Hammett estava preocupado em estraga-la, a música marcando uma rara época em que James Hetfield manuseava todas as partes da guitarra no estúdio.

“Continuamos colocando no set e tirando até termos certeza de que éramos capazes de tocá-la”, disse Hammett ao Village Voice em 2014. “Tive que reaprender toda essa parte de introdução para tocar sozinha no palco, o que foi um pouco intimidante para mim naquele momento.”

É difícil imaginar o Metallica do início dos anos 90 sendo intimidado por qualquer coisa, particularmente dado o status lendário do Black Album como um dos discos de rock/metal mais vendidos de todos os tempos. Nothing Else Matters levou o Metallica ao mainstream de uma forma que perdurou por décadas. Quer tenha sido re-visitada quando a banda se juntou a Michael Kamen para o S&M , diversos covers por artistas pop que vão de Miley Cyrus e Shakira à Post Malone ou destaque em tudo, desde vídeos de escavadeiras dançantes de balé até filmes da Disney, a canção é tão agradável que permitiu que ela prosperasse na cultura pop.

Ainda tão poderosa agora como era em 1991, Nothing Else Matters pode iluminar qualquer estádio, campo de festival ou arena; os isqueiros podem ter sido substituídos por telefones, mas a vista não é menos deslumbrante. Neste ponto, a canção transcendeu seu significado original para se tornar algo muito mais universal e inspirador.

“Lembro-me de ir ao Hells Angels Clubhouse, em Nova York, e eles me mostraram um filme que tinham montado de um dos irmãos caídos e eles estavam tocando Nothing Else Matters – uau”, James Hetfield maravilhado à Revista Mojo. “Isso significa muito mais do que eu sentir falta da minha garota (referindo-se a sua namorada que originou a canção), certo? Isso é irmandade. O exército poderia usar essa música. É muito poderosa.”

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