A maior banda de metal de todos os tempos e o maior álbum de metal de todos os tempos. Você provavelmente acha que sabe tudo o que há para saber sobre o METALLICA (a banda e o álbum), mas estamos aqui para provar que você está errado. Trinta anos depois que os titãs do thrash mudaram o jogo com seu autointitulado “BLACK ALBUM”, nós cavamos fundo nos segredos e histórias por trás do álbum que tornou os “Quatro Cavaleiros” nomes conhecidos.
Do título original do álbum às origens daquela oração em Enter Sandman e Kirk Hammett apostando seu Porsche, apresentamos aqui 20 coisas que você provavelmente não sabia sobre o BLACK ALBUM do METALLICA .
- O título provisório do quinto álbum do METALLICA foi “Married To Metal”, uma referência humorada ao fato de que três membros da banda – Kirk Hammett, Jason Newsted e Lars Ulrich – estavam se divorciando enquanto estavam no estúdio fazendo o álbum . “Quando queríamos nos animar, olhamos um para o outro e dissemos: ‘Você sabe com quem somos casados? Somos casados com o metal! ’” Lars revelou em 1995. “Você não fica muito mais estúpido do que isso.”
- James Hetfield tinha marcado Enter Sandman como um título de música do METALLICA seis anos antes de ele e Lars construírem a partir do riff inspirado no SOUNDGARDEN de Kirk. A primeira música escrita para o “The Black Album“, Enter Sandman foi a última música do álbum a ser equipada com letras de James, enquanto Lars e o produtor Bob Rock cautelosamente desviaram o cantor de seu tema original – morte no berço – e o encorajaram para tornar o assunto mais geral.
- Enquanto “Papa Het” ainda estava pesando suas letras de Enter Sandman, no Natal de 1990 Bob Rock e seu filho adolescente Mick gravaram a oração “Agora eu me deito para dormir …” no meio da música. Felizmente, James gostou do que ouviu ao retornar ao estúdio.
- James Hetfield nem sempre foi tão aberto às ideias de Bob Rock, a ponto de o produtor apelidar o cantor de “Dr. No” (Doutor Não), pois ele se acostumou com James rejeitando suas sugestões. “Ele dizia ‘Não’ antes mesmo de eu terminar a primeira frase”, disse Bob à revista Rolling Stone.
- Kirk Hammett roubou um toque de Ice-T ao “emprestar” uma figura de guitarra de Nancy Wilson de Heart para a fase final de seu solo pré-breakdown em Enter Sandman. Kirk ouviu o riff de Magic Man de Nancy em Ice-T’s Power e admitiu para o Guitar World: “Eu tenho que arrebentar isso!”
- Bob Rock afirma que ensinou o METALLICA a desafinar suas guitarras da afinação E padrão … uma afirmação ousada, considerando que James Hetfield vinha tocando no palco The Thing That Should Not Be em C# desde a primavera de 1986. Bob definitivamente pode levar todo o crédito, no entanto, por fazer o vocalista da banda afinar D em Sad But True, aquele riff enorme tornando-a a música mais pesada do álbum.
- Bob Rock também pode levar o crédito por persuadir o METALLICA a gravar juntos em uma sala pela primeira vez em uma sessão de álbum. “Isso ilumina as coisas e você ganha mais vibe”, explicou James em Guitar World. “Também ajudou o fato de termos tocado a maioria das músicas por dois meses, mesmo antes de entrarmos no estúdio.”
- Quando se tratou de gravar seus vocais para Nothing Else Matters e The Unforgiven, James se inspirou não em cantores de metal, mas em Chris Isaak, que teve um grande sucesso mundial em 1989 com seu single Wicked Game. Bob Rock se lembra dele tocando para ele um álbum do retro-rocker californiano no estúdio e perguntando: “Como você canta assim?”
- James não pretendia gravar Nothing Else Matters – uma carta de amor sincera para sua então namorada Kristen Martinez, escrita enquanto ele ansiava por ela em turnê – como uma música do METALLICA. “O que houve sobre não querer escrever uma canção de amor?” ele perguntou retoricamente durante uma entrevista à revista Classic Rock. “Isso é muito fácil. É um grande sinal de fraqueza. Você está no METALLICA. Isso é hardcore. Que porra você está fazendo? “
- Kirk Hammett não toca absolutamente nada em Nothing Else Matters.
- Na infame entrevista do METALLICA para a Playboy de 2001, James admitiu não gostar de todas as músicas do álbum. “Through The Never foi um pouco maluco”, disse ele. “Don’t Tread On Me, provavelmente não é uma das minhas músicas favoritas musicalmente. Holier Than Thou era uma das canções mais tolas, mais do estilo antigo de escrever. ”
- Bob queria que Holier Than Thou, e não Enter Sandman, fosse o primeiro single do álbum, uma preferência que o METALLICA continua a usar para lembrar ao produtor. “Toda vez que vejo a banda, eles sempre dizem a mesma coisa:‘ Holier Than Thou, né? ’Eles nunca vão me deixar esquecer disso’, ele admite.
- As relações entre o METALLICA e seu produtor eram tão tensas às vezes que Bob dizia ao quarteto na cara deles que nunca mais trabalharia com eles. “Eles sentiam o mesmo por mim”, admitiu. Lars lembra que seu tempo no One By One foi um “inferno puro”: como resultado, o baterista não falou com Bob por um ano inteiro depois que as sessões de estúdio terminaram. Com o restabelecimento da civilidade, o canadense acabou produzindo mais três álbuns com a banda: Load, Re-Load e St. Anger, nos quais também tocou baixo.
- A arte do álbum “nada mais preto” foi uma tentativa deliberada de posicionar o METALLICA em um campo totalmente separado de seus contemporâneos de desenho animado. James resumiu perfeitamente as intenções da banda quando disse: “Aqui está, manga preta, logotipo preto, vá se foder.”
- O frontman do NIRVANA, Kurt Cobain, foi uma das primeiras pessoas a ouvir The Black Album em sua totalidade … ao lado de milhares de outros, claro. Em 3 de agosto de 1991, apenas quatro dias após o lançamento de Enter Sandman, ele compareceu à grande festa de estreia mundial do METALLICA na icônica arena do Madison Square Garden em Nova York. Lars costumava brincar que o álbum tocava em um local lendário antes da banda.
- A edição japonesa do álbum apresenta 13, e não 12, canções, enquanto o grupo adicionava um cover de So What? ao final da ordem de execução, após The Struggle Within.
- O METALLICA estava em Budapeste no dia em que sua empresa de gerenciamento, Q Prime, mandou por fax a notícia de que seu quinto álbum havia se tornado o primeiro a chegar ao topo da parada Billboard 200. Lendo o fax em seu quarto de hotel, Lars recebeu a notícia em seu ritmo. “Você acha que um dia algum filho da puta vai lhe dizer:‘ Você tem um disco número um na América ’, e o mundo inteiro vai ejacular”, lembrou ele. “Foi só mais um fax do escritório. É muito difícil ficar animado com isso. ”
- O sucesso do álbum custou a Kirk um Porsche. Quando o gerente de turnê do METALLICA previu que sua coleção homônima venderia seis milhões em uma determinada data, o guitarrista apostou que não. “E adivinha? Aconteceu ”, explicou Kirk à Gibson TV. “Eu tive que dar a ele meu Porsche 911 Carrera.”
- O METALLICA não tocou um sexto do álbum ao vivo até a primavera de 2012. O público no show do grupo em 7 de maio de 2012 em Praga foi o primeiro no mundo a ouvir o quarteto tocar My Friend Of Misery e The Struggle Within, 21 anos depois de terem sido lançados, sendo esta a data de abertura da turnê europeia do METALLICA tocando The Black Album em sua totalidade.
- Em 1º de agosto de 2021, o videoclipe da mega-balada Nothing Else Matters atingiu um bilhão de visualizações no YouTube, tornando-se o primeiro videoclipe do METALLICA a fazê-lo.
Facebook