Serj Tankian sobre o System of a Down: “Estamos realmente nos divertindo juntos”

Durante participação no programa “Trunk Nation With Eddie Trunk” da SiriusXM, em 19 de agosto, Serj Tankian falou sobre o atual momento do System of a Down e a aguardada turnê de estádios na América do Norte, marcada para agosto e setembro de 2025.

O vocalista destacou que a escolha por poucos shows nos últimos anos não foi planejada, mas consequência de questões pessoais e de saúde:

“Por anos, pessoalmente, eu não queria fazer turnês. Fiz uma cirurgia nas costas, tive muitos problemas, então não estava em condições de viajar muito. (…) Quando tocamos no Sick New World, em Las Vegas, percebemos que fazer algo pontual, sem a repetição desgastante, era a melhor forma para nós. Tivemos um ótimo momento juntos.”

Tankian afirmou estar preparado fisicamente para os próximos compromissos:

“Tenho treinado nos últimos anos. Desde a cirurgia, venho recuperando força e músculos, que é a única forma de se livrar de problemas nas costas. Hoje estou em um ótimo momento físico e mental, assim como todos na banda.”

Novas músicas?

Apesar da proximidade entre os integrantes, Tankian reforçou que não há planos imediatos para um novo álbum. O grupo lançou apenas duas faixas inéditas nos últimos 19 anos — “Protect The Land” e “Genocidal Humanoidz” em 2020, durante o conflito entre Artsakh e Azerbaijão.

“Não é sobre estarmos dispostos a fazer. É sobre como cada um enxerga o próximo disco. Se não houver a mesma visão, não vale a pena. Sempre nos respeitamos e nunca foi algo pessoal — apenas diferenças criativas.”

O cantor lembrou ainda de sua proposta por um modelo mais igualitário dentro da banda, ideia apresentada anos atrás e detalhada em sua autobiografia “Down With The System”:

“Chamei de manifesto, meio em tom de brincadeira, mas era sobre igualdade na forma de criar e dividir tudo. Na época não funcionou, mas talvez um dia funcione.”

Carreira paralela

Enquanto o System permanece sem novas gravações, Tankian prepara um álbum de covers e colaborações, incluindo faixas com Deadmau5 e a artista neozelandesa Bic Runga. Já Daron Malakian segue com o Scars on Broadway, que lançou recentemente o single “Killing Spree” e o álbum “Addicted To The Violence”.

Turnê 2025

O System of a Down volta à América do Norte em uma série histórica de shows de estádio. A turnê começa em 27 e 28 de agosto no MetLife Stadium (New Jersey), com o Korn como convidado especial, segue para duas noites em Chicago (31 de agosto e 1º de setembro) ao lado do Avenged Sevenfold, e termina em Toronto (3 e 5 de setembro), com participação dos Deftones.

Na última primavera, a banda já havia realizado a turnê sul-americana “Wake Up!”, passando por Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil — o primeiro giro pelo continente desde 2015.

Facebook

Posts Relacionados