No fim da década de 1970, o grupo estadunidense perdeu 3 de seus integrantes para a tragédia.
Fotografia da banda quatro anos antes do acidente – Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Lynyrd Skynyrd foi uma banda de rock que surgiu nos Estados Unidos no ano de 1964. O grupo passou por uma grande rotatividade de integrantes, quase 30 artistas já fizeram parte do conjunto. Eles começaram a ganhar relevância em 1973, o ponto de virada que os tornou muito mais famosos, no entanto, foi um trágico acidente aéreo em 1977, que tirou a vida de Ronnie Van Zant, o fundador e vocalista do grupo, o guitarrista Steve Gaines e Cassie Gaines, que eram irmãos e também compunham as letras das músicas da banda.
Dias antes do episódio, a banda havia lançado seu álbum ‘Street Survivors‘, de acordo com informações relembradas pela revista Rolling Stone em uma matéria de 2020. Nesse sentido, eles estavam prestes a iniciar a maior turnê nacional que já haviam feito. Naquele dia de outubro, os músicos viajavam com destino ao estado norte-americano de Mississipi. Infelizmente, o terror começou depois que a aeronave ficou sem combustível em pleno ar e caiu em uma região arborizada. O piloto tentou realizar um pouso de emergência no local, porém não teve sucesso, conforme informações do site History.
Curiosamente, Cassie, que faleceu devido ao acidente, teria tido muito medo de embarcar na aeronave. Tamanho foi seu receio que ele chegou a pedir para viajar na caminhonete que levaria seus instrumentos musicais e outros equipamentos necessários para realizar as apresentações. Ela teria sido, no entanto, convencida por Ronnie.
O avião carregava 26 passageiros. Vinte deles sobreviveram, apesar de terem saído do acontecimento com ferimentos sérios, os 6 restantes, no entanto, não tiveram a mesma sorte. As vítimas do episódio incluíram o piloto e co-piloto da aeronave, o empresário que administrava a rotina do Lynyrd Skynyrd e três dos artistas.
O impacto
A tragédia acabou fazendo com que o grupo de rock entrasse em um longo hiato que apenas chegou ao seu fim no ano de 1987, quando o irmão mais novo de Ronnie, Johnnie Van Zant, decidindo dar continuidade ao legado musical do fundador da banda. Outro detalhe é que o único membro original permaneceu no grupo até o ano de 2023, o guitarrista Gary Rossington faleceu no dia 05 de Março de 2023 com 72 ano, o Lynyrd Skynyrd não revelou a causa da morte. Rossington sofreu diversos problemas cardíacos nos últimos anos e em 2021 passou por uma cirurgia de emergência.
Rossington relatou em uma de suas entrevistas no site oficial do Lynyrd Skynyrd:
Nós ainda estamos de pé, ainda mantendo a música tocando. Nós queríamos deixar os caras que não estão mais conosco orgulhosos, e também manter a dignidade do nome.
Johnnie, por sua vez, contou que já ouviu alegações de que eles haviam retomado o grupo porque precisavam de dinheiro, o que, segundo ele, é uma inverdade.
Nós amamos a música, isso é maior que o dinheiro. Nós precisamos nos sustentar, é claro, mas continuamos pelo legado do Lynyrd Skynyrd, aquilo que a banda representa, o que ela significa para os fãs. Não existe nada como ir lá fora, fazer um ótimo show com o grupo e ver o quando as pessoas amam a música.
Atualmente, o conjunto musical possui 28 álbuns lançados. Sua música mais popular é a famosa ‘Sweet Home Alabama‘, que continua relevante no mundo até hoje.
Fonte: AH UOL