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Diretor de Vídeo do novo álbum do Metallica

Em recente entrevista para o Portal Metallica o Diretor contou sobre os bastidores de gravação e momentos engraçados com a banda.

Tim Saccenti é um fotógrafo e diretor baseado na cidade de Nova York. Sua prática funde seu amor pela arte experimental, tecnologia e música. Seu trabalho imersivo e futurista o tornou um criador requisitado por clientes com visão de futuro como o Metallica, em seu recente trabalho com a banda Tim dirigiu a parte visual do novo álbum da banda 72 seasons. 

Como foi sua reação ao receber o convite para trabalhar com o Metallica?

Tim: Eu estava animado…Eu acho que todo mundo é fã do Metallica. Eles têm uma qualidade eterna em sua influência na vida das pessoas, eles aparecem em sua vida quando você mais precisa deles, em momentos cruciais e emocionais, então você se conecta com eles nesse nível. Isso é algo que vai além de tendências, moda ou idade. Também sei que eles têm fãs incríveis, eles são uma dessas bandas que mantém seus fãs sendo reais e abertos, e eu respeito isso. Eu também sou fã de música, vou a shows e compro camisetas e fico obcecado, então entendo como é ser fã dessa banda, e a relação, o dar e receber que os artistas têm com sua base de fãs.

 Eu acho que o Metallica é fiel a si mesmo, pois tem um relacionamento honesto com eles. Claro que fico nervoso logo em seguida, como podemos pegar uma banda com uma história de visuais icônicos e fazer algo novo? Como podemos torná-lo moderno ou adicionar nosso próprio toque? mas mantê-lo fiel a eles? Esse é sempre um grande desafio para artistas com um legado tão longo e poderoso de grande arte. Mas também é a parte emocionante.

Você pode contar alguma história engraçada dos bastidores com a banda?

Tim: A banda fora das câmeras é exatamente como eles aparecem em suas entrevistas e nos vídeos dos bastidores, eles são muito realistas, trabalham duro e são artistas criativos. Eles sempre foram gentis com a equipe no set e sempre trouxeram sua energia quando as câmeras estavam ligadas. Acho que os momentos mais engraçados foram quando estávamos filmando “Chasing Light”, o vídeo dirigido por Kim Assendorf e Dina Chang. Kim criou essas peças de arte reativas e generativas de áudio que tínhamos em telas enormes atrás da banda, e queríamos apenas fazer um estilo livre com eles posando. Foi hilário e selvagem, pois foi a última filmagem de uma longa semana de filmagem e todos eles foram para isso, Robert batendo cabeça, James fazendo “mãos assustadoras”, a parte mais engraçada foi Lars fazendo uma espécie de boxe-shimmy no chão, porém, totalmente inesperado. Eles são todos personagens individuais e você pode realmente ver isso acontecer naquele momento.

Como foi o processo criativo? e trabalhar com o Metallica?

Tim: Começamos com “lux Aeterna”, a primeira vez que trabalhei com a banda. Meu trabalho, a meu ver, é capturar a energia de um artista de forma abstrata, enquanto tento realçar a essência de sua presença. A banda é realmente uma das bandas de performance ao vivo mais poderosas da história, muitos novos artistas não estão neste nível de comandar um palco, e enquanto eles estão neste ponto de suas carreiras, senti que era importante capturar isso. Eu queria criar algo que fosse visceral, emocionante e com um nível de intensidade quase caótico, a música é um choque curto e agudo de energia elétrica. conseguir a melhor performance de um artista, é isso que eu faço. E então eu construo um mundo ao redor deles que parece novo, mas verdadeiro para eles. Apresentei minha ideia de criar esse tipo de “prisão de laser” usando uma técnica especial em que nosso colaborador Adam Lebay estava trabalhando, é uma ideia simples, mas senti que geralmente são os melhores. Eles adoraram essa ideia, mas era um ato de fé se funcionaria ou não, é muito experimental , assim como todas as nossas técnicas de vídeo. Em seguida, construímos uma linguagem visual em torno deles várias obras de arte digitais, peças de aprendizado de máquina e outras abstrações por meio de projeções. A banda ficou feliz com o resultado, então perguntou se poderíamos criar trabalhos para cada vídeo. Meu estúdio, Setta Studio, onde trabalho com minha parceira criativa Dina Chang, contratou muitos dos artistas originais do vídeo Lux para criar peças, e projetamos novos vídeos para cada single. Sentimos que definimos uma estética forte em Lux e queríamos evoluir a partir daí. A linha do tempo e a disponibilidade significavam que só poderíamos filmar a banda por 5-6 músicas no total, então eles escolheram em quais músicas focar e o resto criamos vídeos animados, abstratos ou puramente digitais. Apresentamos todas essas ideias para a banda, recebemos alguns feedbacks e começamos nossa produção. Todos esses filmes fizeram parte do lançamento do cinema/audiência. A banda em geral estava aberta a ideias, mas muito confiante, o que tornou o processo tranquilo.

Qual é a sua música favorita do novo álbum 72 Seasons?

Tim: Isso é tão difícil porque eu tenho ouvido todos eles por tanto tempo e amo cada um à sua maneira, mas o que eu pessoalmente sempre volto é “Sleepwalk my Life Away”. Este vídeo foi tecnicamente o mais complicado, a paisagem da “meia-noite” foi projetada por meses em 3D, depois filmada ao vivo, na câmera em um enorme conjunto de realidade estendida, para que toda a iluminação, efeitos, movimento etc., fossem reais, na câmera. Foi assim que abordamos todos os vídeos da banda para que pudéssemos capturar a energia bruta da performance, eu não queria depender muito da pós-produção de efeitos visuais… estado que tem, a linha de base incrível, realmente falou comigo e tirei as imagens que fizemos direto de um sonho que tive.



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By Eliza

Eliza de Carvalho, cantora, compositora, influencer musical e apresentadora. Atualmente administra a maior página de Metallica do Mundo o @portal.metallica e é redatora do site Todo Dia Um Rock e responsável pela divulgação de novas bandas da página.

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