Festival será realizado em 19 de abril de 2025 em São Paulo
Os fãs pediram e a Mercury Concerts aceitou o desafio – produzir o melhor Monsters of Rock de todos os tempos, para celebrar os 30 anos do festival. A oitava edição será realizada em 19 de abril, em São Paulo, com um lineup imbatível. Será uma experiência inigualável com mais de doze horas do mais puro hard rock e heavy metal com os co-headliners Scorpions, Judas Priest, mais Europe, Savatage, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius! A venda dos ingressos vai começar em 1º de novembro, sexta-feira. Maiores informações em breve.
Somados, são mais de 100 álbuns de estúdio, centenas de clássicos e mais de 300 anos de estrada! Três das atrações vão tocar no Monsters pela segunda vez: Scorpions, Judas Priest e Queensrÿche. Nesta edição, o festival marcará a aguardíssima volta do Savatage, após um hiato de uma década.
LENDA DO ROCK
Scorpions dispensa apresentações. Já se passaram 60 anos desde os dias em que os jovens Klaus Meine (vocalista), Rudolf Schenker (guitarrista e compositor) e Matthias Jabs (guitarrista) vagavam pelas ruas de Hannover (Alemanha), no pós-guerra, com um carrinho de mão carregando os instrumentos e amplificadores. Durante essas seis décadas, eles se tornaram a banda de rock mais bem-sucedida da Alemanha, ou melhor, da Europa Continental. Em maio, receberam da revista alemã Metal Hammer, o título de Banda Lendária, que os dá o status de lendas do rock. Scorpions é um dos pilares do heavy metal e tem o poder de reunir gerações de fãs desde a década de 1960. Entre as centenas de clássicos forjados desde 1965, três deles se transformaram em verdadeiros hinos: “Wind of Change”, “No One Like You” e “Rock You Like a Hurricane”, esta última já foi regravada mais de 150 vezes por diferentes músicos em todo mundo.
Os fãs brasileiros têm verdadeira paixão por esse banda que foi uma das atrações do Monsters of Rock em 2023. E para a edição 2025, eles preparam um show inesquecível, com os grandes sucessos e as novas canções do mais recente álbum Rock Believer. Além dos três fundadores, a banda de Hanover é formada também pelo baixista Pawel Maciwoda e Mikkey Dee, um dos melhores bateristas de heavy metal do mundo.
DEUS DO METAL
O grupo mais influente do heavy metal de todos os tempos, Judas Priest também vai se apresentar pela segunda vez no festival, a primeira foi em 2015. Rob Halford (vocalista), Ian Hill (baixo), Andy Sneap (guitarra), Scott Travis (bateria) e Richie Faulkner (guitarra) lançaram, em março, o 19º álbum de estúdio Invincible Shield, e saíram em turnê nos Estados Unidos. Esse trabalho celebra os mais de 50 anos do Judas e 50 milhões de discos vendidos. O novo trabalho já bateu mais de 15 milhões de downloads e mostra toda a potência da banda, quem em 2022 entrou para o Rock & Roll Hall of Fame.
“Painkiller”, “Victim Of Changes”, “Breaking The Law”, “Electric Eye” e “Exciter” são alguns dos sucessos, que os fãs de todas as idades sabem de cor, e poderão ter a oportunidade de ver em São Paulo. Além disso, vão conferir de perto a lenda Rob Halford, um dos maiores vocalistas de metal de todos os tempos, que recebeu o apelido de Deus do Metal, da mídia especializada. Rob costuma entrar no palco de modo triunfal, com sua Harley-Davidson antes de “Hell Bent For Leather”, sua marca registrada desde os anos 1970.
HARD ROCK SUECO
Com quatro décadas de estrada e dezenas de milhões de álbuns vendidos, Joey Tempest (vocais), John Norum (guitarras), Mic Michaeli (teclados), John Leven (baixo) e Ian Haugland (bateria) vão estrear no Monsters of Rock em grande estilo. Aliás, em 2023, Europe iniciou a turnê mundial “Time Capsule” para celebrar os 40 anos e os 11 álbuns de estúdio lançados. Tudo começou em um pequeno subúrbio de Estocolmo (Suécia), quando Joey e John se conheceram e formaram a banda Force. Eles gravaram suas primeiras demos quando tinham 16 e 17 anos. As gravadoras os rejeitaram, dizendo que “as guitarras eram muito altas e seus cabelos, muito longos”. Já com o novo nome Europe, eles provaram que todos estavam errados. Desde o segundo álbum Wings of Tomorrow (1984), a banda sueca Europe começou a chamar atenção, e estourou em todo o mundo com The Final Countdown (1986). Esta canção bateu 1 bilhão de views no YouTube em 2022, com o vídeo postado em 1986, tornando o Europe, a primeira banda sueca a atingir essa marca. E com o álbum Walk The Earth (2018), que foi gravado no famoso Abbey Road Studios em Londres, a banda ganhou pela primeira vez o Grammy sueco.
VOLTA TRIUNFAL
O Monsters of Rock 2025 marcará a volta do Savatage, após um hiato de uma década dos palcos, com John Lee Middleton (baixista), Zak Stevens (vocalista), Chris Caffery (guitarrista), Jeff Plate (baterista) e Al Pitrelli (guitarrista). Fundada pelos irmãos Criss (guitarra) e Jon Oliva (tecladista e vocalista) em 1979, em Tampa, nos EUA, eles conseguiram gravar o primeiro álbum em 1983. No entanto, quando viviam um ótimo momento, Criss foi vítima fatal de um acidente em 1993. Onze meses depois, a banda lançou o sétimo álbum, Handful of Rain, um trabalho em homenagem ao Criss, que era considerado por todos um guitarrista fenomenal. Em mais de 20 anos de estrada e excelência musical, onze álbuns inovadores e centenas de turnês mundiais, o Savatage se tornou referência do metal, com sua mistura única de thrash, progressivo, power metal e hard rock. E os fãs vão poder finalmente conferir a volta dessa banda icônica exatamente nesta edição de 30 anos do Monsters.
CRIATIVIDADE
Também um veterano do festival, Queensrÿche, que já vendeu mais de 30 milhões de discos, se apresentará no palco do Monsters pela segunda vez, a primeira foi em 2013. A banda de metal surgiu em 1982, nos EUA, com o lançamento de EP Queensrÿche de quatro faixas. Eles rapidamente ganharam reconhecimento e iniciaram turnês internacionais com apresentações lotadas. O primeiro álbum, The Warning, foi lançado em 1984. Quatro anos depois veio Operation: Mindcrime, que se tornaria um dos 10 discos conceituais mais vendidos de todos os tempos. Já com Empire, em 1991, a banda foi indicada ao Grammy e ganhou o prêmio “Escolha do Espectador” da MTV, pelo hit número 1 nas paradas “Silent Lucidity”. Nessa jornada, foram dezenas de turnês mundiais, onze discos de ouro e platina, e vários Top 10 do Hard Rock. Agora, Casey Grillo (bateria), Michael Wilton (guitarra), Todd La Torre (vocalista), Mike Stone (guitarrista) e Eddie Jackson (baixista) afirmam estar na melhor forma, “no meio de um ressurgimento criativo de cair o queixo”.
SOMBRIO E PESADO
A banda sueca Opeth está na estrada há três décadas. Formada por Mikael Åkerfeldt (compositor e vocalista), Fredrik Åkesson (guitarrista), Martin Mendez (baixista), Joakim Svalberg (tecladista) e Waltteri Väyrynen (baterista), é conhecida por surpreender os fãs com trabalhos cada vez melhores. O mais recente álbum, 14º de estúdio, The Last Will & Testament, é o mais sombrio e pesado de todos os discos e traz algumas das músicas mais selvagens e imprevisíveis de todas que Mikael Åkerfeldt já escreveu. Inclusive Joey Tempest, o vocalista do Europe, faz uma participação neste álbum. No Monsters não será diferente, prometem surpreender a audiência com seu metal progressivo inconfundível.
MESTRES DO METAL MELÓDICO
Considerados os deuses do metal melódico, o Stratovarius vai abrir o 8º Monsters of Rock. Quase 40 anos depois do início da banda em Helsinque (Finlândia), os mestres do metal melódico lançaram o álbum mais sincero e épico até hoje, o poderoso “Survive” (2022). O título diz tudo. A banda é formada por Timo Kotipelto (vocais), Jens Johansson (teclados), Matias Kupiainen (guitarrista), Lauri Porra (baixista) e Rolf Pilve (baterista). Além das canções desse álbum, a banda pode mesclar sucessos como “Black Diamond”, “Hunting High and Low”, “Speed of Light” e “Eagleheart”.
30 ANOS DE ROCK
Há momentos em que, sem saber, você se torna testemunha da história. Um deles é ter participado do primeiro Monsters of Rock, em um Estádio do Pacaembu lotado, há 30 anos, em 27 de agosto de 1994! Um ano revolucionário. Ano do nascimento do www (world, wide, web), a primeira página na internet; dos primeiros celulares – os tijolões.
O primeiro Monsters of Rock teve oito atrações de peso, em doze horas inesquecíveis com: KISS, Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Viper, Raimundos, Angra e Dr. Sin. Somando as oito edições deste lendário festival de rock, cerca de 700 mil pessoas mergulharam em uma experiência contagiante, de som, luz, muita energia e paz.