Chris Daughtry diz que ele foi um dos cantores que foram abordados para cantar para o AEROSMITH quando o resto da banda se desentendeu com Tyler em 2009 após uma turnê cancelada e a intenção declarada de Tyler de trabalhar por dois anos em um projeto solo. Tyler posteriormente entrou em reabilitação para um vício em analgésicos.
Ambos os lados sustentaram que Tyler nunca deixou oficialmente o AEROSMITH, e sua gerência e advogados ameaçaram ação legal se a banda avançasse com a busca de um novo vocalista para fins de turnê.
O ex-participante do “American Idol” falou sobre sua quase colaboração com o AEROSMITH durante uma aparição no último episódio do “The Dave Rickards Podcast”. Ele disse (conforme transcrito por BLABBERMOUTH.NET): “Eu recebi essa ligação aleatória do [guitarrista do Aerosmith] Joe Perry. Joe Perry e Steven estavam aparentemente em desacordo um com o outro. Estava tudo no noticiário; Esta não é uma informação privada. Acho que isso estava certo quando Steven Tyler estava indo no ‘American Idol’ e eles não estavam em turnê juntos. Acho que foi como uma coisa de rompimento público. Joe Perry me liga. Eu fico tipo, ‘Primeiro de tudo, eu não sabia que Joe Perry tinha meu número. Isso é incrível”. Eu pensei que era uma brincadeira no início, mas ele nem teve tempo para, tipo, ‘Como você está?’ Ele só entrou no motivo dele me ligar. “E eu não sei o que Steven está fazendo, mas queremos trabalhar. Como você se sentiria em pegar a estrada conosco? Você tem algumas músicas legais que poderíamos tocar também’. E eu fiquei, tipo, ‘Uh…’ Fiquei sem palavras. Em primeiro lugar, eu não me considero nem perto do calibre de cantor que Steven Tyler é, até onde eu não seria capaz de abordar essas músicas da maneira como Steven Tyler as aborda. Ele é insubstituível, na minha cabeça. Além disso, Steven Tyler está vivo. Todo esse medo de irritar um dos meus heróis estava lá, e eu fiquei, tipo, ‘Não há como fazer isso, Joe‘.”
Chris continuou dizendo que cantar para o AEROSMITH “foi um conceito aterrorizante, no momento em que as palavras saíram da boca [de Joe]”. Mas admitiu que “é uma história que guardarei com carinho para o resto da minha vida, com certeza”.
Questionado se pode cantar a clássica super balada do AEROSMITH “Dream On”, Daughtry disse: “Em um dia bom, onde eu não apanho, posso cravar essa parte alta no final, mas isso é como uma em cada cinco vezes. E depois há outros momentos em que eu simplesmente falharia.”
A revista Classic Rock relatou há alguns anos que Perry também havia abordado Paul Rodgers, Chris Cornell e Billy Idol sobre cantar com a banda, enquanto representantes de Sammy Hagar negaram que ele tivesse recebido a oferta do show.
Apesar das ameaças de Perry e dos outros membros do grupo em 2009 para encontrar outro vocalista enquanto Tyler perseguia uma carreira solo anunciada, Perry mais tarde disse que Tyler “realmente não deixou a banda … A imprensa meio que distorceu para vender cliques, mas você sabe que o resultado final é que eu sabia que as coisas iam dar certo.”
Perry acrescentou que Tyler “deixou muito claro” que não tinha intenção de deixar o AEROSMITH enquanto trabalhava em um projeto solo.
Daughtry alcançou a fama em 2006 como um concorrente na quinta temporada do “American Idol”, terminando em quarto lugar. Ele e sua banda DAUGHTRY lançaram seu álbum de estreia pela RCA Records no final daquele ano. O LP vendeu mais de um milhão de cópias após apenas cinco semanas de lançamento, tornando-se o álbum de rock de estreia mais vendido de todos os tempos. A canção “It’s Not Over” é o single mais bem sucedido da banda, alcançando o número 4 em 2007. Outros sucessos incluem “Home”, “No Surprise” e “What About Now”.