Filme Iron Man é um exemplo da super relevância da banda em trilhas sonoras.
A importância do som do AC/DC não é recente, e vamos tomar como exemplo o longa-metragem IRON MAN.
Back in Black, do AC/DC, está presente na trilha sonora do primeiro filme da série. É o nome do disco de rock mais vendido de todos os tempos, lançado em 1980 e relançado em duas ocasiões, em 1997 e 2003. A música é uma forma de tributo ao cantor Bon Scott, encontrado sem vida dentro de um carro após uma noite de excessos. A tragédia quase pôs fim à carreira da banda, mas Brian Johnson assumiu os vocais e fez com que o AC/DC renascesse. Back in Black pode ser interpretado como “Retornando ao luto”.
O grupo musical da Austrália se integrou perfeitamente ao longa-metragem, de modo que a trilha sonora da sequência de Homem de Ferro foi completamente produzida pela banda liderada pelo guitarrista Angus Young.
O aperitivo do filme anterior fez com que o AC/DC emplacasse 15 clássicos tirados de 10 discos entre 1976 e 2008 para a trilha de Homem de Ferro 2, como: “Shoot to Thrill”, “Thunderstruck”, “Let There Be Rock” e “War Machine” pertencem ao mais recente álbum Black Ice, lançado em 2008. Além disso, houve um livreto de 32 páginas, com imagens da banda de diferentes épocas e de divulgação do filme, com um texto de apresentação assinado por David Fricke, editor da Rolling Stone. No disco, há nove faixas com muitas imagens de bastidores, entrevistas exclusivas e clipes.
Falando de clipes, o da música “Shoot To Thrill” foi gravado ao vivo em Buenos Aires, com imagens da banda no palco e cenas até então inéditas do filme. Aliás, o trailer oficial também usa a música 2 do aclamado álbum Back in Black, de 1980.
“O entusiasmo de Favreau e o apreço pelo AC/DC resultam em uma combinação ideal para essa produção; a trilha sonora realmente ressalta a intensidade e a emoção do filme”, declarou Steve Barnett, co-presidente da Columbia Records. O álbum, que se transformou em uma cuidadosa seleção de músicas, foi lançado em 19 de abril de 2010 e alcançou a marca de 2 milhões de cópias vendidas. Alcançou o topo das paradas no Reino Unido, Alemanha, Canadá e Irlanda. De acordo com a Official Charts Company, que lista os álbuns e singles mais vendidos no país, foi a terceira vez que o AC/DC liderou as paradas no Reino Unido, um feito que já havia sido alcançado com os álbuns Back in Black e Black Ice.