
O vocalista e guitarrista do Trivium, Matt Heafy, comentou em entrevista à Metal Hammer sobre o fim antecipado da turnê conjunta com o Bullet For My Valentine, chamada Poisoned Ascendancy Tour. O giro mundial marcaria os 20 anos dos álbuns Ascendancy (2005) e The Poison (2005), mas acabou durando apenas três meses.
A turnê, anunciada em fevereiro de 2024, estava prevista para acontecer entre janeiro e dezembro de 2025, passando por vários continentes. No entanto, após as passagens pela Europa e América do Norte, o Bullet For My Valentine decidiu encerrar as apresentações para se concentrar na gravação de um novo álbum.
Heafy classificou a situação como “silly” (“boba”) e lamentou a forma como tudo foi conduzido:
“Quando voamos para Londres para fazer a coletiva de imprensa de uma turnê mundial que deveria durar de janeiro a dezembro, não imaginávamos que aquela coletiva seria para uma turnê de apenas três meses. O que é uma turnê mundial de três meses que passa por dois continentes? Tivemos que mudar muitas coisas e refazer todo o nosso planejamento do ano.”
Apesar da frustração, o músico fez questão de elogiar o baixista do Bullet, Jamie Mathias, a quem chamou de “um dos meus humanos favoritos e um talento incrível”. Ele também afirmou que prefere não entrar em detalhes sobre os bastidores da turnê “por respeito aos fãs”.
Após o cancelamento, o Trivium se reorganizou rapidamente e anunciou a Ascend Above The Ashes Tour, que começa em 31 de outubro, mesmo dia do lançamento do novo EP da banda, Struck Dead. O grupo Jinjer e a banda Heriot serão os convidados especiais.
O período também foi marcado por mudanças na formação: o baterista Alex Bent deixou o grupo pouco antes do festival Aftershock, sendo substituído temporariamente por Greyson Nekrutman (Sepultura). Mais recentemente, o Trivium confirmou que Alex Rudinger (ex-Whitechapel) será o novo baterista e participará das gravações do próximo álbum.
Enquanto isso, o Bullet For My Valentine, que havia declarado querer se concentrar no novo disco, realizou uma turnê pela Austrália e Singapura em outubro, tocando The Poison na íntegra, antes de encerrar suas atividades ao vivo no momento.

