
De acordo com a Billboard, o Slipknot está perto de concluir um acordo para vender seu catálogo musical por aproximadamente 120 milhões de dólares.
O negócio com a HarbourView Equity Partners inclui os direitos de publicação e royalties dos masters de gravação da banda. O acordo deve abranger o catálogo já lançado, mas não se estenderá a futuros trabalhos.
Com base em dados de streaming e outras métricas, a Billboard estima que a música do Slipknot tenha gerado 15,5 milhões de dólares em receita anual nos últimos três anos, enquanto a publicação rendeu 5,2 milhões de dólares por ano.
Ainda não está claro se todos os integrantes participam da negociação. O catálogo de gravações originais, no entanto, é controlado pela Warner Music Group, que adquiriu a Roadrunner Records — gravadora histórica da banda — em 2007.
Desde a estreia em 1999, o Slipknot conquistou um Grammy, 11 indicações, múltiplos discos de platina e ouro ao redor do mundo, além de bilhões de streams e visualizações. O álbum Iowa (2001) foi citado pela Rolling Stone entre “Os 100 maiores álbuns de metal de todos os tempos”, enquanto o The Ringer definiu a banda como “o grupo de metal mais importante de sua era”.
O disco mais recente, The End, So Far (2022), alcançou o 1º lugar na Billboard Top Album Sales e o 2º lugar na Billboard 200, marcando o sexto trabalho do Slipknot no Top 10. O álbum também estreou em 1º lugar no Reino Unido, Alemanha, Austrália, México e Suíça, além de Top 3 em outros mercados.
A HarbourView Equity Partners, fundada por Sherrese Clarke Soares, já adquiriu mais de 70 catálogos musicais desde 2021, acumulando um portfólio com mais de 31 mil músicas. A empresa administra mais de 1,45 bilhão de dólares em ativos regulatórios e tem apostado em conteúdo premium nos setores de música, esportes e entretenimento.